sábado, 22 de novembro de 2014

Estação Ferroviária de Guaratinguetá - 100 Anos

O prédio atual é a terceira edificação ferroviária da cidade de Guaratinguetá. A primeira foi construída no local em 1877. Em 1890 foi erguida outra ao lado da original. Assim a primeira edificação ficou servindo como um armazém para a segunda.
Em 1910 a Central do Brasil e a Prefeitura de Guaratinguetá firmaram um acordo para a construção de uma nova estação ferroviária na cidade. A empresa arcaria com a construção do novo edifício e a prefeitura com as obras viárias no local. A parceria levou a construção do prédio que está hoje no local, em 01 de novembro de 1914. O construtor da Estação foi Paulo de Frontin.

Estação Ferroviária de Guaratinguetá - Anos 40

Com o desenvolvimento de outros meios de transporte, boa parte das estações foram se esvaziando e entraram em decadência.  Muitas foram derrubadas, ou estão em ruínas, como por exemplo a estação de Cachoeira Paulista. Uma das únicas que resistiram no interior do Estado de São Paulo.

A estação é formada por uma Torre Central, com quatro relógios em seu topo, um em cada lado. Construída em alvenaria de tijolos aparentes, telhas de ardósia, janelas e portas em arco pleno e possui refinado acabamento nas cimalhas.

A estação ferroviária foi reformada em 2006 durante o mandato do prefeito Júnior Filippo.

Atualmente no local funciona um espaço de eventos e exposições!

"Um trem turístico saindo da Estação da Luz com destino a Guaratinguetá seria uma ótima maneira de dar vida a esta magnífica estação, que convive sempre com pouco público. Estações precisam funcionar como estações e não serem transformadas apenas em mero espaço expositivo. Já imaginaram o quanto estas cidades do interior do Estado poderiam arrecadar com turismo se as estações fossem reativadas para funcionar pelo menos nos finais de semana ? A estrutura existe, falta colocar em prática."

Estação Ferroviária atualmente, vista da zona de embarque - Vista Traseira

Este ano a estação comemorou seu primeiro centenário!

Local: Praça Condessa de Frontin (Praça da Estação) - Centro

Para chegar rapidamente, encontre a Rua Dr. Martiniano (mão única), a estação está localizada no fim desta rua.

Fontes: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário